Eu guardo o sábado. O que é isso?


O objetivo desse texto não é evangelizar você, apesar do tema ter à ver com religião. É só que hoje é sexta a noite para a maioria das pessoas, mas pra mim já é sábado. Daí eu resolvi vir aqui falar um pouco sobre como é isso de guardar o sábado e, como muitos pensam, ficar 24 horas sem "fazer nada".

Mas, para começar essa conversa, vamos ter que voltar lá no comecinho, quando Deus criou esse mundinho. Em Gênesis 2: 1 e 2, a Bíblia relata que Deus abençoou e santificou o sétimo dia (sábado) como sendo um dia sagrado, um dia em que o homem e a mulher deveriam descansar no sentido literal da palavra. Essa orientação se repete nos 10 mandamentos, em Êxodo 20. E apesar de todas as discussões geradas em cima da santificação desse dia, eu não vou me ater a comprovações, vou simplesmente dizer que eu acredito no sábado como sendo o dia escolhido por Deus para descansarmos. Logo, todo meu planejamento semanal, faculdade, trabalho, tudo é previamente planejado para terminar no pôr-do-sol de sexta-feira. 
Por que do pôr-do-sol de sexta ao pôr-do-sol de sábado (Levítico 23:32), nós descansamos, respeitando assim as 24 horas sabáticas.

E o que, afinal de contas, nós fazemos no sábado? 

Eu já recebi perguntas curiosas e absurdas como: Você toma banho no sábado? Você se alimenta? Liga a luz? Levanta da cama?

Isso por que muitas pessoas entendem o sábado como um dia em que não fazemos absolutamente nada. E eu confesso que por muito tempo eu me questionei sobre o que de fato podemos fazer no sábado. Certa vez eu indaguei alguém de minha confiança e admiração sobre esse assunto e a resposta foi a seguinte: No sábado fazemos aquilo que não podemos deixar para fazer em outro momento. 

Desde então minha compreensão à respeito desse dia mudou completamente. E eu fico extremamente feliz em pensar que lá no princípio Deus pensou especialmente em mim, ao saber que em 6 dias da semana estaríamos tão absorvidos pela rotina, tão estressados com a vida e cheios de obrigações, que precisaríamos de um diazinho só pra relaxar e fazer aquelas coisas gostosinhas, que muitas vezes não temos tempo de fazer em outros dias. 

Mas é importante dizer que o sábado não é só uma dia para nós mesmos, mas um dia para cuidarmos uns dos outros. Nos reunirmos em uma congregação, sairmos para ajudar outras pessoas, nos envolvermos em causas sociais, dentre outros temas relevantes para que o mundo seja um pouquinho melhor a cada dia.

Enfim, apesar de nem sempre estarmos nessa vibe sabática, afinal, cada vez mais, se torna difícil desligar nossos pensamentos da rotina conturbada, seguimos tentando fazer do sábado um dia deleitoso, com pensamentos elevados a um Deus que cuida de nós, desde quando nem existíamos. 

Os comentários estão aí pra gente falar mais sobre isso, espero que tenha dado para ter um vislumbre do que esse dia especial significa pra mim e para algumas outras pessoas.

<3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TOP 4 Girls Crush da FICÇÃO

10:31 (t)PM

Coisa de Blogueirinha #1 - Ctrl + C / Ctrl + V